A festa de Rui terá convidados que, neste momento, Marão gostaria de não ter

Nova ponte
José Nazal

O governador Rui Costa esperou a recuperação do prefeito Mário Alexandre para dar como concluída a nova ponte Ilhéus-Pontal. Havia um acordo estebelecido para que, hoje, durante o ato de entrega, o clima fosse menos festivo e mais objetivo. Rui viria, entregaria e retornaria para Salvador. O comportamento da população, nos últimos dias, defendendo a entrega imediata de uma obra esperada por mais de 10 anos - com ou sem prefeito - pediu cautela ao cerimonial do Governo do Estado.

No entanto, o prefeito, festivo, desde ontem passou a anunciar uma transmissão ao vivo da solenidade e seus assessores mais diretos passaram a destacar o percurso que os dois fariam pela ponte, entre a zona sul (ponto de partida da solenidade) e o centro. Isso muito bem cronometrado para que, ao meio-dia, os dois possam entrar ao vivo nos programas jornalísticos da TV, para falar sobre a obra. Até palanque foi armado para a entrega de uma obra que não seria inaugurada. Seria apenas entregue.

Mas com a eleição batendo à porta, não será bem assim. O Governo da Bahia convidou alguns outros atores para esta caminhada. São nomes que, por certo, estarão postos no futuro processo eleitoral e que, por fazerem parte da base, não serão - pelo menos publicamente - esquecidos por Rui Costa.

Assim sendo, Rui e Mário vão caminhar pela ponte. Mas levarão com eles, Nilton Cruz (PT) e Bebeto Galvão (PSB), ambos também, se posicionando como pré-candidatos a prefeito. O trajeto não terá as presenças do ex-prefeito Jabes Ribeiro e do pré-candidato do PP, Carlos Machado, o Cacá Colchões. O primeiro, protegerá a saúde, depois de um tratamento contra o câncer. O segundo, apresentou ontem, sintomas da Covid-19 e está isolado, por precaução. Serão representados pelo deputado estadual Eduardo Salles e pelo dirigente do PP municipal, John Ribeiro.

A festa acontecerá com Mário. O foguetório começou nas primeiras horas do dia. Mas terá convidados que Mário, neste momento, não gostaria de ter também como protagonistas neste ato que pode abrir seus caminhos rumo à reeleição.